Três jovens vereadoras são empossadas para o Parlamento Jovem

Tomaram posse as jovens Elyandra, Isabella e Rafaella

Por Roman Raiter 05/03/2024 - 08:43 hs
Foto: Assessoria de Comunicação / CMT

Três jovens suplentes de vereadoras do Programa Parlamento Jovem tomaram posse no gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Timbó, vereador Edson José Bona.

Também estiveram presentes a secretária da Mesa Diretora, vereadora Gilmara Maria Baddaratz Giotti, o Ouvidor da Câmara vereador Adriano José da Silva, prefeito Jorge Augusto Krüger, vereadores do Parlamento Jovem, pais e representantes das Escolas. 

Tomaram posse as jovens: Elyandra Thaynara Riser Simas, primeira suplente da Escola Municipal Professor Nestor Margarida; Isabella Barrionuevo Chagas dos Santos, primeira suplente da Escola de Ensino Fundamental Emir Ropelato; e Rafaella Nones Loch, primeira suplente da Escola Municipal São Roque. 

O presidente Edson José Bona convidou as jovens vereadoras para, de pé, prestarem o seguinte compromisso: “Prometo respeitar o Regimento Interno do Parlamento Jovem, desempenhando respeitavelmente o mandato a mim conferido, trabalhando pelo progresso do Município e pelo bem-estar do seu povo”. Em seguida as vereadoras declararam: “Assim prometo”.

A posse das três decorre em razão do término do mandato dos titulares Heitor Lana Da Silva, Francine Luize Laemmel e Ryan Diniz, pois se formaram no nono ano do Ensino Fundamental e por isso foram transferidos para continuar os estudos em outra Escola e, de acordo com o Regimento Interno, deixam o Programa Parlamento Jovem. 

Parlamento Jovem realiza Sessão Solene

Os vereadores jovens que integram o Parlamento Jovem realizaram sessão Solene de Instalação da 2ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura. A Sessão aconteceu no Plenário Walter Butzke, da Câmara, com a presença da Mesa Diretora da Câmara Municipal, presidente Edson José Bona, vice-presidente Douglas Emanuel Marchetti e secretária Gilmara Maria Baddaratz Giotti, e prefeito Jorge Augusto Krüger.

Também estavam o representante da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Renato Liberato Dallabona, e os vereadores Adriano José da Silva e Rubens Borchardt, além de representantes das Escolas e pais dos vereadores jovens. 


A Sessão contou com os pronunciamentos das autoridades, de alguns vereadores jovens e também com a execução dos Hinos Nacional e de Timbó. 

Ao final da Sessão a presidente do Parlamento Jovem, vereadora Luiza Mezadri Leandro, convocou os vereadores para a próxima Sessão ordinária, que será no dia 7 de março, a partir das 8h30.   

Treinamento de Oratória

Após a Sessão, os vereadores do Parlamento Jovem tiveram um treinamento sobre Comunicação e Oratória, ministrado pela jornalista e assessora de Comunicação da Câmara, Viviana Borchardt Berndt.


Os jovens aprenderam sobre técnicas, dicas de como realizar uma boa apresentação e ter uma oratória que possa ser compreendida e que passa confiança e entendimento ao receptor.